Ecologicamente consciente

O contrário de consumo consciente é o consumismo. E o que é consumismo? Consumir o que não é necessário; consumir sem pensar no criador do produto; consumir sem pensar no que contém dentro daquele produto, seja comida ou cosmético; consumir sem pensar na embalagem que envolve o produto; consumir sem pensar onde a embalagem do produto se encontrará após o descarte; consumir de marcas famosas por puro hype; consumir, consumir e consumir sem motivo para tal. Repensar não só uma, mas várias vezes antes de consumir algo é o passo inicial para que nosso ego não nos leve a comprar produtos derivados de crueldade, seja humana ou animal.
Por que motivo eu estou comprando x? De onde ele veio? Qual sua marca? Qual seu preço? Onde estou o comprando? Numa linha de mercados que tem histórico de maus tratos a animais ou que compactua com rodeios e afins? Estou comprando porque a marca é famosa e uma propaganda me disse que seus produtos são bons? Vi a marca na TV ou anúncio no celular? Já ouvi maus boatos sobre essa marca ou empresa e continuo consumindo das mesmas porque vejo como necessário ou não tive paciência de comprar de outras com medo ou preguiça de ler reviews, acreditando que o mesmo produto de outro fabricante possa ser ruim? Porque o medo de mudar? Somente as marcas famosas são boas? Elas se tornaram famosas através de mão-de-obra barata, utilização exagerada de materiais renováveis e não-renováveis e não mantêm uma simbiose com o planeta? O que é "necessário"? É necessário, por exemplo, que eu utilize copos plásticos não-reutilizáveis quando poderia levar uma garrafa aos lugares? Que eu utilize um canudo, sacola ou compre um alimento envolto em plástico, quando poderia levar marmitas? Não posso levar uma caneca de casa pra que então recuse os copos das lanchonetes ou bebedouros? O que impede que eu mude meus hábitos? Falta de tempo? O que eu faço no meu tempo livre que me impede de dedicar alguns minutos pra ajudar o planeta? Estou sendo sincerx comigo mesmx ou me autosabotando? Por que eu não reciclo? Eu poderia doar meus itens reciclados a catadores que obtêm dinheiro vendendo recicláveis? Por que não o faço? Por que não mudo? Por que continuo dando auxílio à destruição do planeta, planeta este que nos cuida e nutre como que nos amasse, onde durante toda a minha vida eu posso chegar a produzir toneladas de lixo e possuo a possibilidade de não o fazer? Por que acho que só uma pessoa não faz diferença, quando a diferença é a soma de vários "uns", sabendo que muitas pessoas continuam na mesmice acreditando que seriam só mais um número? Há uma década, não existiam tantas lanchonetes e produtos veganos como hoje, isso significa que não houve mudança através de uma e outra pessoa? O coletivo é formado de indivíduos, "uns", certo? E, se tenho dúvidas, por que não busco respostas de alguém que possa ajudar? Se possuo informações que podem ajudar o mundo, por que não compartilho? Acho chato? Qual o porquê desse preconceito? Por que me incomodar com a opinião de outrem quando sei que o que estou fazendo é o certo? Medo de ser orgulhoso e egoísta, quando isso é preciso antes de realizar ações corretas, já que eu tenho de reafirmar a mim mesmx, todos os dias, no que eu acredito, e não deixar que ninguém mude minha visão? Cuidar do planeta é o unanimemente correto.
Existem diversas perguntas a se fazer antes de comprar algum produto, dependendo de sua categoria, mas a base desse esquema é saber a origem do mesmo. Não se permitam cegar por propagandas capitalcêntricas. Informem-se, pesquisem, compartilhem e façam a mudança que querem ver no mundo, porque, quando todos estão juntos, há força. Sejam consciência e a façam crescer em todos os âmbitos. Lutem pela Terra, a defendam, junto a todos os seus seres — reconheçam-se como filhos dela e devolvam todo o cuidado que é recebido; sejam simbiose.

Comentários